Terroir (lê-se Térruar) é um “chavão” muito usado no mundo vínico. A origem desta palavra remonta à França antiga e designa uma extensão de terra cultivada ou o conjunto das terras exploradas por uma comunidade rural, no mundo vínico essa expressão significa a combinação de fatores humanos e naturais.
Nos fatores humanos que influenciam a vinha temos a forma de plantação da vinha, a condução da videira, as diferentes podas e escolha das castas, determinantes no rendimento da planta e na qualidade do fruto.
Nos fatores naturais temos o clima e os solos. O clima determina as condições favoráveis ao desenvolvimento da videira quer seja através do número de horas de sol, da temperatura média do ar, do nível de pluviosidade e humidade da região. Os solos, através da textura, drenagem, profundidade e geologia, criam suporte à videira, proporcionam água e elementos nutritivos (orgânicos e minerais). A topografia tem também uma elevada relevância uma vez que a altitude, relevo, exposição solar, que influenciam o estilo do vinho e a sua capacidade de amadurecer.
Todos estes fatores descritos acima dão “alma” ao vinho e fazem com que quintas vizinhas tenham sempre vinhos diferentes entre si pois o Terroir destas dificilmente será igual.